Diretoria

Iris Aparecida Moura Gonçalves

Vice-Presidente

Nascida em João Pinheiro onde sempre residiu. Comerciante na área de supermercado há mais de 20 anos, prestadora de serviço na área cantina industrial há 25 anos, atua na pecuária e fruticultura. Associada ao Rotary club de João Pinheiro Participação apaixonada por causas sóciais e agora investindo na área da fisioterapia e estética na clínica FISIOVIDA.

Gestão 2020/2023
“Transformando nossos negócios, conquistando nosso futuro”


João Célio Jacinto

Primeiro Secretário

Formação: Ensino médio. Sempre se aperfeiçoando em cursos como Empreteq e todas as palestras ministradas através da Associação Comercial e outras.
Sempre trabalhou no comércio, atualmente proprietário administrador da empresa Embalagens e Laticínios Oliveira.

Participou frente a Diretoria da ACE 2017 a 2020 como Secretário Suplente e na gestão atual de 2021 a 2023 como membro, sendo o Primeiro Secretario.

Gestão 2020/2023
“Transformando nossos negócios, conquistando nosso futuro”


Rafael Furado da Silva

Segundo Secretário

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), e pós-graduado em Manejo Integrado de Pragas e Receituário Agronômico pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Há 17 anos atuando como Engenheiro Agrônomo, possui experiência profissional diversificada, tanto na área comercial, como na área de pesquisa, ocupando cargos de liderança, em empresas renomadas. Em seus trabalhos atuou com culturas variadas, destacando-se em cereais, cana-de-açúcar, hortifrúti, batata e citros.

Atualmente, além do seu conhecimento técnico, tem ganhado visibilidade como empreendedor na região do noroeste de Minas, no ramo do Agronegócio, estando a frente da empresa DUCAMPO INSUMOS AGRÍCOLAS, e como produtor rural, criador de gado de corte. Nesse sentido, representa ativamente o homem do campo na Associação Comercial e Empresarial de João Pinheiro (ACE CDL), no cargo de diretor-secretário, e compõe o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), ocupando a posição de inspetor.

Gestão 2020/2023
“Transformando nossos negócios, conquistando nosso futuro”


Alexandre Geraldo do Couto

Primeiro Tesoureiro

Nascido em Uberlândia-MG, filho de Antonio Pontífice do Couto e Teresa Maria do Couto, pai de Maria Luiza Victor Couto (15 anos) e Enzo Gabriel Victor Couto (8 anos), Técnico em Contabilidade e Sócio Administrador das empresas Copive Peças e Serviços e Copive Rent A Car Assistência Ltda.

Iniciou sua vida profissional ainda muito jovem em 1989 na empresa Copive Veículos como Office-boy aos 10 anos de idade, passou pelo cargo de pecista chegando a gerente de peças e oficina. Participou de diversos treinamentos oferecidos pela Fiat Automóveis, SENAI e SEBRAE. Em Julho de 1999 tornou-se sócio da Copive Peças e Serviços.

Sempre esteve em uma busca constante para aperfeiçoar seus conhecimentos, entre eles participou do Curso de Empretec 2018 e Líder Coaching em 2019.

Tornou-se produtor rural em 2012 na propriedade Fazenda Diamante, onde cria gado de corte e plantio de eucalipto. Foi Síndico do Edifício Flamboyant no ano de 2009. Foi diretor de Treinamentos da ACE/CDL Associação Comercial e Empresarial de João Pinheiro gestão 2009/2010, cargo de Secretário Gestão 2011/2013, Vice-Presidente 2014/2016, Presidente Gestão 2017/2020 e 1º Tesoureiro Gestão 2020/2023.

Ingressou no Rotary Club Participação em 2003, fazendo parte de diversas comissões e projetos como: 1º e 2º Tesoureiro, Companheirismo, Desenvolvimento do Quadro Social, Presidente Ano Rotário 2008/2009, e Vice-Presidente Rotário 2010/2011, Serviço a Humanidade 2016/2017, Companheiro Paul Harris 2016.


Elias Ferraz Chaves

Segundo Tesoureiro

Formado em Administração de empresas pela FCJP (Faculdade Cidade de João Pinheiro), em João pinheiro-MG, já trabalha na área Florestal a mais de 20 anos junto com seu pai e família.

Hoje é sócio juntamente com sua família da empresa Ferraz Florestal e demais empresas do grupo, é atualmente o administrador e financeiro das empresa Ferraz Florestal, Ferraz Empreendimentos Florestais, Ferraz Produção de Carvão Sustentável, Ferraz Indústria e Comércio de Equipamentos Florestais e Agrícolas e Ferraz Componentes Hidráulicos, participa atualmente da Diretoria da Associação Comercial de João Pinheiro no cargo de 2º Tesoureiro (2020/2023) e esta como Presidente da Associação de Produtores de Carvão Vegetal Sustentável.


Júlio Frésca Lopes de Souza

Diretor de Marketing e Campanhas

Nascido em Araraquara-SP no dia 03 de Novembro de 1965. Estudou em escola pública até a conclusão e cursou Técnico em Contabilidade junto com o 2º Grau.

Iniciou em 1987 o Curso de Ciências Sociais na UNESP em Araraquara (terceiro grau) até 1990, onde concluiu o sexto período. Iniciou no mercado de trabalho em uma concessionária FIAT 1994 e trabalhou até 1986. Em 1991 retornou à rede FIAT onde ficou até 1995.

Em 1996 iniciou sua trajetória como empresário, inicialmente no comércio varejista e prestação de serviços. Quando veio para João Pinheiro-MG em 2005, iniciou sua trajetória no Agronegócio, onde está até hoje.

Além de atuar no agronegócio, Júlio faz parte de projetos na cidade, como: CACS-FUNDEB – Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Representando a Sociedade Civil no cargo de Suplente; CMDCA- Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes, no cargo de Presidente na Gestão 2020/2022; COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – No Cargo de Vice-Presidente; CONDECON – Conselho Municipal de Defesa do Consumidor no cargo de Vice-Presidente; CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social; Grupo de Trabalho COVID-19 – Com o objetivo de acompanhar o Comitê de Enfrentamento do COVID-19 nas questões referentes à educação; Diretor Presidente da GEIPÊ – Grupo Escoteiro Ipê 108/MG; Diretor Secretário da Associação Obras Sociais Chico Xavier de João Pinheiro; Diretor Secretário da Fraternidade Espírita Fé, Caridade e Luz de João Pinheiro; Foi Diretor da ACE/CDL na gedtão 2017/2020; Foi Diretor do Institito ALFA de João Pinheiro; Coordenador do Núcleo de Fruticultura da ACE/CDL no Projeto Empreender – Federaminas; Diretor Financeiro da ADESJOP AGRO. 2º Tesoureiro.


Leonardo Andrade Vasconcelos

Diretor de SCPS e Jurídico

Leonardo Andrade Vasconcelos, formado em Direito pela Universidade de Patos de Minas – Unipam em 2001, pós-graduado em ciências criminais e conflitos de terras. Especialista em Direito Penal. Fez parte da diretoria da 87º Subseção da OAB/MG por 4 mandados consecutivos. Foi Presidente da Apae de João Pinheiro, por dois mandados. Foi Presidente do Rotaract Club e do Rotary Club de João Pinheiro. Foi Venerável da Loja Maçônica Amor Verdade e Justiça de João Pinheiro. Atualmente, diretor jurídico da ACE de João Pinheiro.

Gestão 2020/2023
“Transformando nossos negócios, conquistando nosso futuro


Adalgisa Carvalho Campos

Diretoria de Formação Profissional

Nascida em Felixlândia-MG, pós-graduada em Mestre em Educação – Master en Educacion: Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga – España – 2009

Gradução nos Cursos: Supervisão Escolar em 1989 e Magistério das Matérias Pedagógicas em 1990 pela Faculdade de Noroeste de Minas; Inspeção Escolar em 1992 e Administração Escolar em 1998 pela Faculdade de Filosofia de Passos; Orientação Educacional em 2001 pela Faculdade de Educação de Assis.

Cursos e Especializações na Área de Gestão de Negócios/Empresariais: Empretec – Sebrae em 2018, Simpósio de Pedagogia Empresarial – FINOM em 2000; Relações Humanas e Ética Profissional – SRE Paracatu em 2000; Curso Básico de Gerência de Qualidade Total – SRE Paracatu – 1995

Atuou como Inspetor da Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais no Noroeste Mineiro de 1994 a 2016; E atualmente é Diretoria Administrativa e Financeira do Colégio Visão situado no município de João Pinheiro.